Você notou que seu cachorro está com uma ‘coceira sem fim’? Isso é angustiante, tanto para eles, que sentem tamanho desconforto, quanto para nós, que queremos ajudá-los, não é mesmo? Pois saiba que, assim como nos humanos, as doenças de pele nos cães são bastante comuns. E, o mais importante: além da orientação de um veterinário, que é imprescindível, eles precisam da ajuda do tutor para aliviar estes sintomas.

É importante salientar que todas as doenças de pele causam coceira excessiva nos cães e, por isso, apenas um veterinário pode oferecer o diagnóstico adequado. Já para o tratamento, vale frisar que depende 100% do comprometimento do tutor, na busca pela qualidade de vida de seu bichinho”, alerta Dra. Helanéa Vieira, veterinária da equipe do MédicoVet.

Para ajudá-los, confira uma breve explicação das principais doenças de pele:

Sarna

Uma das doenças de pele de cães mais comuns, ela pode ser de dois tipos: a sarna demodécica e a sarna sarcóptica. Ambas são causadas por ácaros que, ao se encontrarem com a pele dos cães, causam inflamação. Entretanto, a segunda pode, também, infectar o humano. Por isso, atenção redobrada! Os principais sinais são a coceira excessiva por todo o corpo e a queda dos pelos.

Alergias

A alergia canina pode ser causada por diversos agentes, tais como parasitas – especialmente pulgas e carrapatos, além de ácaros, pólen e alimentos inadequados que são dados ao animal (veja mais aqui!). Há, ainda, a possibilidade de alergia alimentar. A principal característica de uma reação alérgica é a cor avermelhada, com possibilidade de inflamações nas pálpebras, pele e boca, assim como ressecamento e descamação da pele.

Micose

Doença produzida por fungos, afeta tanto os cães quanto as pessoas, o que significa que pode ser contagiosa. As principais características são a perda de pelos e manchas vermelhas na pele. Os fungos começam em uma pequena região e, à medida que a doença avança, eles se espalham pelo corpo do animal.

Infecções bacterianas

Conhecidas como piodermite, as infecções são muito confundidas com micoses e alergias. Na verdade, essas doenças podem aparecer como consequências da primeira, além de apresentar os mesmos sinais.

Dermatite

São diversos os fatores que ajudam a desencadear uma dermatite, como picada de pulga, problemas psicológicos como estresse e ansiedade, contato com produtos químicos e outros cães que possuam a doença.Um agente causador da doença e que acomete os filhotes com frequência são os fungos e sarnas. Entretanto, há ainda a dermatite atópica, que surge nos cães sem qualquer razão.

Agora que você conhece algumas das doenças de pele mais comuns, chegou o momento de cuidar do seu cãozinho e livrá-lo dessa coceira! Entre em contato com nossa equipe e receba a orientação veterinária que seu bichinho merece.

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)
Brasil Telemedicina

Sobre Brasil Telemedicina

Fundada em 2010, a Brasil Telemedicina é uma empresa de interação diagnóstica de saúde online, sendo responsável por desenvolver soluções para atendimento ágil e de qualidade à distância. O respeito pela vida humana, com consciência, ética e dignidade, é a base da medicina entre profissionais e seus pacientes. Com base neste mesmo princípio, nós fomos além, e acrescentamos tecnologia e conveniência a essa relação.

Deixe uma resposta

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)