Algo é unânime entre os tutores de cachorros: quando estamos comendo e eles fazem aquela ‘cara de dó’, pedindo (im-plo-ran-do, na verdade!) um pedaço, nosso coração transborda e a vontade de compartilhar o prazer da nossa comida vem à tona! Entretanto, apesar de querer agradar o seu cãozinho, esteja atento, pois muitos dos alimentos ingeridos por nós, humanos, são considerados extremamente nocivos para a saúde de nosso cão.

Gosto de uma dica simples, que repito diariamente: o que não faz bem para uma criança, não faz bem para um cachorro. Mas, ainda assim, há ainda diversos alimentos considerados saudáveis para nós, que podem intoxicar o cachorro e, até mesmo, colocar sua vida em risco. Por isso, o tutor deve se responsabilizar por criar um ambiente seguro e promover uma alimentação adequada para o seu bichinho”, lembra Dra. Mônica Celidonio, veterinária da equipe do MédicoVet.

  1. Chocolate

Pense em algo tóxico para o seu cão? É ele. O chocolate possui teobromina, que é tóxico para cães e também gatos. Essa ingestão, ainda que em pequenas quantidades, pode levar a diarreia, vômito, dificuldade respiratória e, inclusive, a morte.

  1. Abacate

Apesar de ser um alimento especial na dieta humana, para o cão ele é proibido, devido à toxina persina, que causa alterações no sistema gastrointestinal e problemas respiratórios.

  1. Macadâmia

Esta pequena noz possui uma toxina ainda desconhecida, mas que causa desordens no sistema digestivo, nervoso e muscular, levando até mesmo a casos de paralisia.

  1. Uva e uva-passa

Tão pequenas, mas nada inofensivas, as uvas podem levar a casos de insuficiência renal, até mesmo uma mínima quantidade ingerida.

  1. Alho e cebola

Jamais sequer pense em dar algo temperado com alho e cebola para o seu pet! Eles destróem as células vermelhas do sangue do animal e podem causar uma anemia severa. Sem contar que, mesmo pequenas doses, podem causar dermatite na pele do cãozinho.

  1. Bebidas alcoólicas

Parece óbvio, mas nem em brincadeira deve-se oferecer bebidas alcoólicas ao seu cachorro. Ele pode entrar em coma devido à essa atitude inconsequente!

  1. Doces

Assim como para os humanos, o açúcar pode causar diabetes, obesidade e cáries. Melhor deixar longe do seu cão!

  1. Frutas com sementes

Algumas delas podem conter toxinas em seus caroços, além de serem um fator causador de obstrução intestinal. Facilite e busque cortá-las, como faria com uma criança.

  1. Café

Além da cafeína ser um estimulante cardíaco, ele contém xantinas, substância que causa danos ao sistema urinário e nervoso.

  1. Massa de pão

Atenção: após a ingestão, o fermento contido nos ingredientes pode se expandir no estômago do cão, causando, até mesmo, ruptura do estômago e intestino.

Uau! Quantos alimentos será que você já deu ao seu cãozinho sem saber o quanto eram prejudiciais? Agora que você já sabe o tamanho do perigo, tire todos eles de fora da dieta do seu animal, até mesmo em forma de petiscos. Em caso de ingestão, procure imediatamente um veterinário. Para todas as dúvidas, a equipe do MédicoVet estará sempre a disposição de você e seu melhor amigo. Contem com a gente!

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)
Brasil Telemedicina

Sobre Brasil Telemedicina

Fundada em 2010, a Brasil Telemedicina é uma empresa de interação diagnóstica de saúde online, sendo responsável por desenvolver soluções para atendimento ágil e de qualidade à distância. O respeito pela vida humana, com consciência, ética e dignidade, é a base da medicina entre profissionais e seus pacientes. Com base neste mesmo princípio, nós fomos além, e acrescentamos tecnologia e conveniência a essa relação.

Deixe uma resposta

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)