Uma coisa é fato: nossos bichinhos, quando felizes, se sentem tãaao à vontade em casa que acabam se comportando como gente na arte de dominar o lar, especialmente quando se trata do sofá ou da cama. Eita, como são espaçosos! E isso é unânime, não é mesmo? Aliás, quem tem um pet – especialmente cachorro ou gato em casa sabe que uma das coisas mais gostosas é poder dormir agarradinho com ele. Agora, será que esse hábito faz mal para nossa saúde ou para a saúde dele?

E a resposta de nossa especialista é reconfortante (EBA!):

Não há nada melhor do que a companhia de nossos amigos de quatro patas, até mesmo na hora de dormir, portanto, não se preocupe: desde que o animal esteja saudável e você não tenha alergia ao pelo dele ou alguma imunodeficiência, não há qualquer outra contraindicação. Pelo contrário, destaco benefícios mútuos com essa convivência, tanto em nível de afetividade para estabelecer o elo de família entre vocês, quanto na sensação de segurança que esse hábito de carinho traz para ambos”, define a veterinária Mônica Celidônio, da equipe do MédicoVet.

 

Entretanto, é importante sim adotar alguns cuidados, tais como:

– Manter as vacinas do animal em dia;

– Vermifugá-lo a cada 6 meses, sendo duas doses com intervalo de 15 dias entre elas;

– Fazer a prevenção de ectoparasitas como pulgas e carrapatos;

– Manter sua higiene com banhos e tosas;

– Levar ao veterinário a qualquer sinal de doença.

Cuidados especiais com o cachorro:

Ao levá-lo para cama, certifique-se de que ele fez as necessidades antes de dormir ou, ainda, deixe a porta do quarto aberta para que ele fique à vontade caso precise fazê-las durante a noite. É importante, também, que ele seja educado para entender que a cama é sua, e não dele, pois, acredite: ele pode rosnar caso você se mexa muito à noite. Seja, apenas, firme, e diga “assim não!”, ele certamente vai compreender e respeitar.

Os cães costumam ser espaçosos. Caso isso interfira na qualidade do seu sono, opte por tirá-lo da cama. Compre uma caminha de cachorros bastante confortável e, para que ele não sinta tanto a sua falta, deixe-a perto da sua cama ou do seu quarto.

Cuidados especiais com o gato:

Não se esqueça de manter as unhas do seu felino aparadas, pois ele pode acabar te arranhando em uma brincadeira ou durante um pesadelo.

Recomendamos, também, uma boa frequência de escovação dos pelos, para reduzir os pelos mortos na cama.

Além disso, certifique-se que ele fez as necessidades antes de dormir, para evitar imprevistos durante a noite.

Pode, ainda, ser necessário treiná-lo para que ele compreenda que, na hora de dormir, é momento de acabar as brincadeiras. Caso não tenha efeito, esqueça a ideia de dormir juntinho e compre uma caminha para gatos.

Curta muuuuito o seu bichinho, de noite ou de dia, mas, sempre, com muito amor e responsabilidade. Caso tenha alguma dúvida, conte com as orientações da equipe do MédicoVet! <3

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)
Brasil Telemedicina

Sobre Brasil Telemedicina

Fundada em 2010, a Brasil Telemedicina é uma empresa de interação diagnóstica de saúde online, sendo responsável por desenvolver soluções para atendimento ágil e de qualidade à distância. O respeito pela vida humana, com consciência, ética e dignidade, é a base da medicina entre profissionais e seus pacientes. Com base neste mesmo princípio, nós fomos além, e acrescentamos tecnologia e conveniência a essa relação.

Deixe uma resposta

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)