Você está ansioso para acolher um bicho de estimação, mas tem dúvidas se deve optar por cachorro ou gato? Fique tranquilo: isso é comum e, muito importante, significa que você é responsável, pois um pet vive muitos anos e você deve se certificar que está, de fato, preparado para recebê-lo da melhor maneira possível, como um membro da família.

Minha primeira dica para realizar a escolha correta é analisar qual o seu estilo de vida e, até mesmo, o seu próprio temperamento. Por exemplo, você é agitado, está sempre em casa e busca uma companhia para brincar com você? Sugiro optar por um cachorro. Caso você seja mais tranquilo, mas trabalha demais e passa muitas horas longe de casa, o gato aparenta ser sua melhor opção. É fundamental, também, escolher uma raça, seja de cão ou de gato, que se adeque ao seu perfil ”, sugere a veterinária Mônica Celidonio, do MedicoVet. De acordo com ela, os cães são conhecidos por serem “o melhor amigo do homem”, já que são carinhosos e familiares, enquanto os gatos são identificados como independentes e silenciosos.

Ainda assim, a dúvida continua? Para te ajudar, nossos profissionais prepararam mais algumas dicas:

Características dos cães

– São fiéis e estão sempre dispostos a estar perto do dono, demonstrando afeto.

– Emocionalmente dependentes da família, pois precisam de atenção, querem companhia e brincar com os donos.

– Certamente, é preciso gastar um pouco mais pois, para tomar banho, ao contrário dos gatos, que se viram bem sozinhos, os cães precisam fazer visitas periódicas à petshops, especialmente se a pelagem for longa.

– Caso esteja em busca de um animal que, além de dar carinho, proteja também a sua casa e sua família, não há dúvidas de que o cachorro é a sua melhor escolha.

– Se você gosta de se exercitar ou tem crianças em casa, saiba que os cães são ótimas companhias para práticas esportivas e brincadeiras no quintal (ah, mas até brincar na sala, de bolinha, é uma imensa alegria para eles!).

– Morar em apartamento não é um problema: basta optar por uma raça de menor porte e ter tempo disponível para levá-lo para passear, afinal, quem não gosta de dar uma voltinha? Eles amam e precisam!

Características dos gatos

– Se sua vida é corrida, seja morando em casa ou apartamento, o gato pode ser ideal, já que são animais mais independentes, que lidam bem com a ausência do dono e não requerem tanta atenção quanto o cachorro.

– A imagem popular de que o gato é pouco amigo do homem não é real. Entretanto, ele é realmente mais temperamental e não vive para agradar as pessoas.

– O gato é carinhoso e também procura o carinho do dono, gosta de brincar e demonstrar amor, mas com uma empolgação própria.

– Os bichanos são territorialistas. Portanto, caso você goste de viajar, leva-lo com você ou deixa-lo em hotéis especiais para animais não são uma boa opção, pois podem estressá-lo. A solução, nesse caso, é contratar uma pessoa para ir até sua casa dar comida, água e limpar sua caixinha de areia.

– Gatos não precisam fazer caminhadas diárias na rua e são bichinhos muito higiênicos, pois, por sua natureza, fazem suas necessidades em sua caixinha de areia.

Seja qual for a decisão, cabe frisar que todo animal precisa de cuidados especiais durante toda a vida, como alimentação adequada, vacinas e consultas com veterinário.  E, muito especialmente, o que eles mais buscam é o amor incondicional de suas famílias”, lembra Dra. Mônica Celidonio.

Precisa de mais apoio para fazer essa decisão ou auxílio para escolher qual cachorro ou gato deve optar? Conte com as orientações do MédicoVet agora mesmo!  Estamos à disposição e ansiosos para bem acolher, com você, o seu novo animal!

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)
Brasil Telemedicina

Sobre Brasil Telemedicina

Fundada em 2010, a Brasil Telemedicina é uma empresa de interação diagnóstica de saúde online, sendo responsável por desenvolver soluções para atendimento ágil e de qualidade à distância. O respeito pela vida humana, com consciência, ética e dignidade, é a base da medicina entre profissionais e seus pacientes. Com base neste mesmo princípio, nós fomos além, e acrescentamos tecnologia e conveniência a essa relação.

Deixe uma resposta

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)