Basta andar um pouco pelas ruas de nosso país, de norte a sul para, rapidamente, encontrar um animal abandonado. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, mais de 30 milhões de animais estão abandonados no Brasil, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Que números alarmantes!

Se você também se entristeceu com esses dados, e tem uma imensa vontade de trazer um bichinho para a família, deixe o preconceito com os animais de abrigo de lado, pois eles precisam de ajuda, já que são extremamente carentes e negligenciados.

Adotar é um ato de amor, e os animais sabem isso, pois, quando são adotados, se sentem eternamente grato por ganharem um lar aconchegante, seguro e quentinho, com humanos dispostos a cuidar deles, finalmente, para sempre!

Entretanto, adotar um bichinho exige responsabilidade e consciência, sendo um ato que não deve ser feito por impulso. É preciso ter mais do que apenas vontade de ter um cão ou um gato como companheiro. Para te ajudar, preparamos 7 dicas que te farão analisar se você é indicado a ser o tutor de um desses apaixonantes bichinhos:

1. Adote com responsabilidade: O pet é, como você, um ser vivo racional carregado de sentimentos, que exige cuidado, atenção, respeito e que tem tudo para viver com os donos por toda uma vida, podendo ser de até 15 anos.

2. Organize-se: Esteja certo de que sua casa é adequada para o novo morador de quatro patas, se o ambiente é seguro para ele, se você terá realmente tempo para cuidar do animal e dar carinho para ele, se poderá levá-lo para passear, brincar, ou se o pet ficará muito tempo sozinho, com a mesma sensação de abandono que ele já sentia.

3. Escolha o animal que melhor se adapta à sua vida: Pode ser que um filhote, por exemplo, não seja o ideal para sua rotina, pois eles podem chorar e ainda não são adestrados, necessitando de mais tempo de ensino. O porte e a raça também devem ser verificados, de acordo com o estilo de vida de cada um.

4. Converse com a família ou com quem mora na mesma casa: Todos os envolvidos precisam aceitar a chegada do animal e cuidar dele, ao menos um pouco. Lembre-se de que ele será o mais novo membro da família.

5. Fique atento caso tenha outros animais: Note se o seu animal convive bem em grupo ou se prefere viver sozinho antes de trazer um companheiro que pode não ser aceito por ele.

6. Cuide da saúde. Fique atento à cartela de vacinação e à saúde do animal. É necessário visitar o veterinário com frequência e oferecer uma boa alimentação, além de cuidar de sua higiene, com banhos e tosas.

7. Não devolva o seu bichinho: Há um período comum de adaptação após a adoção que varia de 3 a 15 dias, tanto para o animal quanto para o adotante. É importante saber que eles se apegam – muito! – ao dono e, caso seja devolvido (como uma mercadoria), ele vai sofrer, principalmente pelo histórico passado de abandono.

Caso concorde com todas as alternativas acima, que alegria: você está preparado para adotar um novo bichinho! Para isso, procure, em sua cidade, por instituições de confiança para iniciar essa busca com segurança, e vá encontrar o seu novo amigo! Ah, não se esqueça: para qualquer dúvida em relação ao seu animal, conte com as orientações da equipe de veterinários do MédicoVet. É online e você pode ser atendido pela WEB ou em nosso APP, seja onde você estiver. :D

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)
Brasil Telemedicina

Sobre Brasil Telemedicina

Fundada em 2010, a Brasil Telemedicina é uma empresa de interação diagnóstica de saúde online, sendo responsável por desenvolver soluções para atendimento ágil e de qualidade à distância. O respeito pela vida humana, com consciência, ética e dignidade, é a base da medicina entre profissionais e seus pacientes. Com base neste mesmo princípio, nós fomos além, e acrescentamos tecnologia e conveniência a essa relação.

Deixe uma resposta

Receba conteúdos interessantes e notícias sobre o MédicoVet

Nossa equipe está sempre atenta aos cuidados com o seu bichinho. Por isso, fique ligado: enviaremos diversas dicas sobre saúde pet.

Inscreva-se
Suas informações não serão compartilhadas e jamais vamos te encher de e-mail :)